top of page

C O M P E T I Ç Ã O

 

REGRAS

 

 As lutas oficiais da modalidade são disputadas em 3 rounds de 3 minutos por um minuto de descanso. Cada atleta entra em quadra acompanhado, bem como munido dos devidos equipamentos de proteção, obrigatórios em quaisquer competições do desporto. As quadras em que acontecem as lutas são feitas de material emborrachado e anti-derrapante, medem 12X12m, com marcação interna de uma área de 8X8m, onde de fato acontece o combate. Esta área interna menor é chamada de área de luta, e os atletas só podem cruzar seus limites em situações especiais (Ex: se uma ação de luta se iniciar na área de luta e na sequência os atletas continuarem ininterruptamente o contato. Ao fim desta ação, o árbitro os trará de volta à área central). A área compreendida entre os 8m e os 12m é chamada de área de alerta, e por isso os combates só se desenrolam dentro dela em casos especiais. A diferenciação dos atletas é feita através das cores azul e vermelha, destacadas nos protetores de tórax dos oponentes: um deles usa azul e o outro vermelho. Os responsáveis pela marcação de pontos são os três árbitros laterais, que dispostos em posição de triângulo ao redor da quadra, atribuem pontos aos competidores conforme sua interpretação dos acontecimentos da luta. Ao árbitro central, que movimenta-se todo o tempo pela quadra, procurando acompanhar de perto todos as ações dos atletas, cabe a mediação da luta, bem como a aplicação das penalidades por atos ilegais cometidos, e a decisão da luta em caso de empate ao final do combate. A soma de pontos é cumulativa durante os 3 rounds, e ao final do combate vence o atleta que obtiver mais pontos, já descontadas as advertências ou faltas com as quais o atleta eventualmente possa ter sido punido. Além disso, é importante esclarecer que nos confrontos de Tae kwon do as disputas acontecem entre atletas da mesma categoria, definidas em função dos fatores: sexo, idade, peso e graduação.

 

PONTOS E PENALIDADES

 

 

PONTOS GANHOS (DUK-JOM) 

Chute no tronco, chute no rosto, soco no tronco e chute fora da área permitida que desequilibre.

 

 ½ PONTO PERDIDO (KION-GO)

  • Agarrar, empurrar, segurar o oponente

  • Atacar órgãos genitais

  • Sair da área de 8x8 m

  • Chutar ou pisar intencionalmente pernas ou pé do oponente

  • Fugir dando as costas

  • Socar o rosto

  • Queda intencional

  • Comemorar ponto ganho

  • Fingir ferimento

  • Comportamento inadequado ou agressivo

  • Atacar com joelho

 

 1 PONTO PERDIDO (KAN-JON)

  • Atacar oponente caído

  • Atacar c/ a cabeça

  • Ataque intencional após KALHIO (separar)

  • Cruzar a linha dos 12m

  • Atacar costas ou nuca intencionalmente

  • Derrubar o oponente

  • Socar severamente o rosto do oponente

  • Comportamento agressivo em excesso

 

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO

 

A regulamentação sobre o uso obrigatório de equipamentos de proteção durante as lutas de Tae kwondo foi uma iniciativa da WTF (World Taekwon-do Federation, órgão que regula a prática do Tae kwon do em todo o mundo), visando resguardar a integridade física dos atletas. Por ser um desporto de contato, as proteções exigidas a sua prática são uma forma de tentar evitar, ou ao menos minimizar, possíveis lesões às quais estão constantemente expostos os seus praticantes. Existem 4 tipos básicos de equipamentos de proteção, cobrados obrigatoriamente em competições:

 

- Protetor de tórax: protege a parte anterior e a lateral do tronco do atleta. Geralmente são confeccionados com dupla face - um lado azul e o outro vermelho -, cores estas que servem diferenciar os competidores durante a luta. Além disso, os 3 círculos coloridos - um em cada lateral, mais um central - delimitam a área de pontuação no tronco.

 

-Protetor de cabeça: espécie de capacete, que protege a cabeça do atleta, deixando apenas a face descoberta. A área de pontuação no rosto é delimitada pela linha das orelhas. Desta linha para frente é a área permitida aos ataques na cabeça, bem como é a área destinada a pontuação.

 

-Protetores genitais: projetados para proteger os órgãos genitais dos atletas, respeita as especificidades da anatomia de cada sexo. Deste modo, os modelos masculinos e femininos e femininos apresentam algumas diferenças, a destacar: os masculinos são confeccionados em material mais duro, e possuem formato mais largo que os femininos, que por sua vez costumam ser mais longos que os modelos masculinos. ·

 

-Protetores de antebraço e canela: apesar de serem destinados a proteger partes diferentes do corpo, são bastante parecidos tanto na forma, quanto na função. Estes equipamentos se destinam basicamente a amenizar o efeito dos choques - praticamente inevitáveis - que acontecem entre os competidores durante a luta. Os mais comuns são os choques de canela com canela, nos chutes simultâneos e os de canela com antebraço, no momento da defesa ou bloqueio do golpe adversário.

 

  

 

 

 

 

 

 

bottom of page